Filtros
Fechar Menu

Maquiagem orgânica: saiba a diferença para os produtos tradicionais

MAQUIAGEM ORGÂNICA

Maquiagem orgânica: saiba a diferença para os produtos tradicionais 

 

Você com certeza já ouviu falar que a pele é o maior órgão do seu corpo, e tomar alguns cuidados dermatológicos é importante para mantê-la saudável. Mas será realmente que você tem o cuidado de saber o que compõe os produtos que você utiliza na pele? 

Palavras como maquiagem orgânica, vegana, natural e cruelty free já devem ser comuns se você sofre de alguma alergia ou vive uma vida mais sustentável. Por isso, a busca por esses cosméticos já devem fazer parte da sua rotina. 

Fique sabendo que uma parte dos produtos de beleza tem em sua composição elementos como hormônios, conservantes químicos, parabenos e outras substâncias químicas que danificam sua pele, a curto e longo prazo, e causam sério problemas socioambientais, sem falar que algumas marcas ainda realizam testes dos seus produtos em animais. 

Tudo isso é bem comum no mercado de beleza e cosméticos. Tenho certeza que você ama a sua pele e não dá para continuar sendo negligente com o que utiliza em seu rosto. 

Fica por aqui que nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre maquiagem orgânica e como você pode escolher seus produtos.

Afinal, o que é uma maquiagem orgânica?

A maquiagem orgânica, natural e vegana são as ótimas escolhas pois além de não danificar, fazem bem a sua pele e te proporcionam uma vida mais natural e sustentável

O produto orgânico é produzido sem o uso de agrotóxicos e é manejado de forma equilibrada respeitando os processos naturais. O que se diferencia totalmente dos produtos convencionais, que utilizam altas dosagens de inseticidas, fungicidas, adubos químicos, organismos transgênicos e radiações. Elementos que também não são permitidos no armazenamento, processamento e distribuição de um produto orgânico.

O IBD é o instituto responsável pelas inspeções e certificações agropecuárias e alimentícias, e para controlar o uso de orgânicos e ingredientes naturais das empresas, o instituto determinou algumas regrinhas.

Segundo eles para ser considerada uma maquiagem orgânica, 95% da composição desses produtos precisam ser de matéria prima de cultivo orgânico e os 5% restantes precisam ser de cultivo natural

Esse selo é essencial! Por isso, quando for escolher seus cosméticos orgânicos é preciso garantir se a marca possui essa certificação, pois com o crescimento do movimento green beauty, nem todas as empresas que se apresentam como “verde” produzem realmente maquiagem orgânica, vegana ou natural.

Conheça os benefícios de usar uma maquiagem orgânica 

Você precisa se acostumar a verificar todos os componentes usados nos produtos que você compra. E, mais do que isso, é bom estimular seus hábitos saudáveis. 

Se você ficou curiosa para saber quais os ingredientes usados na maquiagem orgânica, e quais os benefícios que eles trazem para você além de não agredir sua pele nem o meio ambiente, vou te contar mais sobre alguns deles

Óleo de Mamona: Um excelente hidratante que pode ajudar na redução da acne, peles secas e penetra profundamente nos poros estimulando a produção de colágeno e elastina. 

Óleo de Jojoba: Promove maciez e hidratação, além de absorção eficaz.

Óleo de Buriti: Rejuvenescedor, protege a pele dos raios Ultravioleta. Com ação antioxidante, o óleo hidrata e fortalece a pele.

Suco de Aloe Vera: Suas propriedades tem resultados hidratante, adstringente, anti-inflamatório, analgésico e também ajuda a proteger a pele contra os raios solares. Seu gel é indicado para tratar acne, alergias e manchas simples.

Ao escolher pela maquiagem orgânica, você também está escolhendo por todos esses benefícios. Além do mais, seus produtos passam a ser 100% biodegradáveis, ou seja, que podem ser decompostos de forma mais rápida pelos próprios microrganismos na natureza.

Essa opção de maquiagem também é bastante indicada para para quem possui algum tipo de alergia às maquiagens convencionais e tem grandes problemas em encontrar algo que não cause reações à pele. 

Os cosméticos orgânicos são hipoalergênicos, o que os tornam muito mais saudáveis pois as substâncias que causam alergias com mais frequência não são utilizadas neles.

Clique abaixo na imagem e confira o vídeo sobre cosméticos orgânicos.

Fique atenta às dicas sobre maquiagem orgânica 

Saiba que a maquiagem orgânica é a maior aliada da sua pele e do meio ambiente!

Porém, existem algumas diferenças práticas com a maquiagem tradicional que muitas pessoas estão acostumadas. A sua aplicação é muito parecida da convencional, mas sua secagem é mais delicada. 

No caso da maquiagem orgânica, é preciso uma dedicação especial, pois estamos tratando com ingredientes naturais sem conservantes. Diferentemente dos produtos químicos usados em cosméticos comuns que geram malefícios a longo prazo para a pele.  

Ainda existem as maquiagens veganas e naturais que possuem suas peculiaridades e formas de identificação:

Nas naturais, no mínimo 5% dos compostos do produto precisa ser composto de ingredientes orgânicos, que não possuam sulfatos, corantes parabenos e petrolatos. 

Já as veganas não usam matéria prima que são derivadas de animais mas elas podem conter alguns componentes sintéticos.

Escolha cosméticos de qualidade

O crescimento dos produtos sustentáveis, dentre eles da maquiagem orgânica,  já é uma realidade muito presente no Brasil e no resto do mundo. 

Não se trata apenas de uma tendência de make para essa estação, estamos falando de mais do que isso, é uma necessidade que não só expressa seu cuidado com o meio ambiente, mas também com o seu bem-estar. 

E agora que você já conhece mais sobre os benefícios desse universo green beauty, não dá mais para usar qualquer tipo de produto e negligenciar o cuidado com a sua beleza, saúde e com o meio ambiente. 

E a dica na hora de escolher seus cosméticos é atentar às certificações das empresas. Pesquisar os ingredientes e a responsabilidade da empresa em te fornecer o melhor também é bastante importante, seja você vegana, alérgica, sustentável e preocupada em ter uma boa pele.

Post: letnatural.com.br

 

Deixe seu comentário.